O termo Liberal utilizado nas pedagogias é menos libertador do que parece, pois enfatiza a idéia conservadora de que a escola tem a função de preparar os alunos para desempenharem funções na sociedade.
A Pedagogia Tradicional apresenta métodos conteudistas, onde predomina a autoridade do professor, que por sua vez transmite ao aluno o conteúdo de forma a ser absorvida como verdade absoluta, sem direito ao questionamento dos alunos. A transmissão dos conteúdos ocorre de forma verbal, onde os alunos memorizam os assuntos para um melhor entendimento.
Já na Pedagogia Nova, observa-se a valorização da pesquisa e da descoberta. Os procedimentos didáticos têm pouca importância, favorecendo ao indivíduo o autodesenvolvimento e realização pessoal. Para Rousseau este método de educação consiste em preservar o coração contra o vício e o erro.
Na Pedagogia Tecnicista, o indivíduo é modelado através de técnicas específicas, visadas pelo mercado de trabalho. Aqui o professor atua apenas como um elo de ligação entre a verdade científica e o ensino do aluno. A comunicação de ambos é exclusivamente técnica, garantindo a eficácia da transmissão do conhecimento.
Diferente das demais pedagogias mencionadas, a neoliberal, visa a privatização da educação, que incentiva a competição entre os indivíduos dando ênfase ao individualismo. Oliveira (2006) define esta educação em duas vertentes; “a educação como qualidade total” e “educação como Pluralidade Cultural”, disseminado a democracia e cidadania através dos PCN’s de forma instrumental e racionalista.