" Transforme sua ousadia em realidade, e inove a cada dia..." Afinal de contas, o que seria de nós se nossos sonhos, nossas conquistas e realizações...... Aqui você encontra um pouco de tudo...Boa pesquisa....

08
Mai 10

FICHAMENTO DO TEXTO – O QUE É LINGUÍSTICA TEXTUAL

KOCH, Ingedore Villaça. O que é a lingüística textual. In: A coesão textual. 7 ed. São Paulo: Contexto, 1994.

BESSA, Ioneli S. CORDEIRO, Nazaré A.C. SOUZA, Maria N.L. Leitura e Produção de Textos. 1 ed. Belém: UEPA, 2010.

 

     A Lingüística textual é um objeto de investigação não sendo a penas uma palavra isolada, mas um texto de manifestação da linguagem. A diferença entre texto e lingüística textual não é apenas quantitativa, mas qualitativa, pois enfatizam estruturas utilizadas na constituição de textos. A lingüística apresenta vertentes que diferem de coesão textual, tais como: informatividade, intertextualidade e situacionalidade.

 

 “[...] Para Weinrich, o texto é, pois um andaime de determinações onde  tudo se encontra interligado” (pág. 60 )

...Schimidt – para quem o texto é “qualquer expressão de um conjunto lingüístico num ato de comunicação – num âmbito de um jogo de um jogo de atuação comunicativa” (pág. 60).

 

      A coesão textual tem sido estudada na forma de prioridade na área da Lingüística Textual, embora fundamentadas em pressupostos comuns difiram uma da outra, uma vez que a lingüística apresenta propriedades estruturais e a gramática tem o objetivo de apresentar a constituição do texto. A preocupação de estudiosos com o padrão da textualidade e produção de textos leva a apontar critérios de formação e ainda pressupostos da semântica que realçam um estudo mais elaborado do texto.

 

      É preciso que em um texto haja a coerência e a presença da Lingüística textual para um bom entendimento das idéias repassadas ao leitor, pois um texto não é apenas um conjunto de palavras isoladas, ele apresenta propriedades gramaticais contidas de coesão e coerência, apresentando princípios de constituição de texto e língua. Assim, a Lingüística textual é responsável pelo padrão da textualidade bem como o processo de produção do texto, ambos visam o relacionamento entre estrutura e interpretação. Como decorrência apresenta a Lingüística como um ato de comunicação unificada repassada através da manifestação da linguagem.

publicado por A educação sozinha não transforma a sociedade, sem às 20:24
sinto-me: de bem com a vida....

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO